24 de setembro de 2012

Tutorial: Aprenda a destravar o Bootloader do seu Xperia

Smartphone Android sem ROOT e com bootloader travado, é uma das piores experiências que um usuário pode ter. Além de não poder remover os aplicativos pré-instalados no aparelho, também não é possível instalar apps como, Adaway, Titanium Backup e Custom ROMs.


O tutorial postado abaixo foi testado no Xperia PLAY, mas deve funcionar em qualquer Xperia da linha 2011.

Antes de fazer o desbloqueio do bootloader, leia o tutorial com bastante atenção. O Safari Geek não se responsabiliza por qualquer dano no seu Android.

Tutorial:

O Seu Xperia deve está com a bateria carregada e ROOT. Caso ainda não tenha  permissão de acesso ao "super usuário", confira o nosso tutorial:  LINK

Faça download dos arquivos necessários para destravar o bootloader LINK  depois extraia em um pasta.

Acesse o seguinte endereço: unlockbootloader.sonymobile.com


Após abrir a página, vá até o final dela e clique no botão "Start Unlocking the boot loader". Você será direcionado para a página de instruções, basta clicar em "Continue" 


 

  Agora clique no botão  "Yes, I’m sure"  localizado no final da página.


   Na próxima tela selecione os dois checkbox, e depois clique em  “I accept” 





No próximo procedimento será solicitado o "Nome", "Email" e "IMEI"

Para achar  o IMEI do seu Xperia basta digitar *#06#  , após o precedimento aparecerão 15 números, porém, você vai utilizar apenas os 14 primeiros.

Após preencher tudo corretamente, clique em "Submit" 


Após o procedimento acima, aparecerá uma KEY, anote e guarde o número, pois, posteriormente ele será necessário para o desbloqueio. Desligue seu Xperia.

Acesse a pasta onde  os arquivos foram extraídos. Extraia o arquivo "fastboot_with_Android_USB_file.zip" e depois extraia o arquivo "drivers.zip".

Conecte seu Android com o PC no modo boot. Para realizar o procedimento, será necessário  desligar o smartphone  e manter  pressionado o botão de pesquisa ( Botão do lado direito ) e conectar o cabo USB no PC. O LED do seu Xperia deve ficar azul.

Agora chegou a hora de instalar os drivers no PC. Clique o menu iniciar do Windows, depois no executar, digite "Dispositivos", ele irá pesquisar e lá em cima irá aparece "gerenciador de dispositivos", acesse ele.
    
Irá abrir a tela do gerenciador, em outros dispositivos clique com o botão direito em cima de “S1Boot Fastboot” e depois clique em "Atualizar Driver"



Coloque para procurar manualmente, e selecione a pasta onde foram extraídos os arquivos . Deixe a opção de subpastas selecionada, clique em Next.

O driver deverá ser encontrado e instalado.  Caso apareça  uma mensagem de Windows Security, pode continua com o precedimento sem nenhum problema. Logo após aparecerá a informação que o driver foi instalado com sucesso.


Agora execute o fastboot  na pasta com os arquivos extraídos (fastboot_with_Android_USB_file), acesse a pasta "fastboot" , nela estarão 3 arquivos. Para executa-los será necessário fazer o seguinte procedimento:

Dentro da pasta "fastboot" clique em um espaço em branco para que não tenha nada selecionado, depois, segure a tecla SHIFT e clique no espaço branco com o botão direito do Mouse  (Shift + Clique Botão Direito do Mouse). Logo após, aparecerá algumas opções,  então escolha a “Open command window here”. 



Após o procedimento acima,  surgirá a tela de Prompt do Windows, digite nela o seguinte:

"   fastboot.exe -i 0x0fce getvar version   "

Se retornar um valor "0.3" o seu Xperia está  conectado e pronto para o desbloqueio.


Agora chegou  a momento de digitar comando para o desbloqueio do bootloader:

"   fastboot.exe -i 0x0fce oem unlock 0x(O número da KEY que foi anotado no começo do tutorial)."


Aguarde um momento, quando aparecer a mensagem  "Finished", o processo foi finalizado.

Agora desconecte o Xperia da entrada USB e ligue-o. Seu Sony Xperia está com Bootloader destravado.



Caso tenha achado o tutorial complicado, o vídeo abaixo postado no You tube pelo site The Android Soul mostra passo a passo o procedimento completo:

Fonte: XDA-Developers , The Android Soul










   












4 comentários:

  1. Fazendo esse processo, perco algum dado do celular, como aplicativos instalados, etc??? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Destravando o bootloader do seu Xperia você teoricamente perde a garantia da Sony, mas há métodos de reverter o processo.

      Eu fiz no meu smartphone usando o tutorial acima, não deletou nenhum arquivo do cartão de memória, nem sms, registros de chamadas e contatos, mas as notificações desapareceram. Instalei outra ROM e o problema foi solucionado.

      Faça por sua conta e risco. Abraços ;-)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Cara! Que Show! Super Facil, Valeu mesmo.

    ResponderExcluir