26 de setembro de 2013

Desfrute de diversas features do Android 4.2 Jelly Bean no seu Xperia PLAY com a ROM NexPlay


Depois de instalar diversas ROMs no meu Xperia PLAY e não conseguir achar uma que combine uma boa performance em rodar games HD com Android a partir do 4.0 codinome Ice Cream Sandwich. Isso foi até conhecer a ROM customizada NexPlay S3 e instalar no meu Xperia.


A NexPlay S3 é uma ROM baseada em +CyanogenMod e foi disponibilizada pelo +xda-developers para o Xperia PLAY. Para quem não conhece, o CyanogenMod é um grupo de distribuição alternativa de firmware para vários dispositivos que rodam o Sistema Operacional Android. Ele é baseado no próprio projeto open source Android, e feito com o objetivo de melhorar a performance e a segurança das ROMs distribuídas pelos fabricantes como, +Sony  , Motorola Mobility, Samsung Mobile  e outras. CyanogenMod também oferece uma variedade de funcionalidades e melhoramentos que não são normalmente encontrados em versões oficiais do Android, tais como suporte nativo a temas, codec para áudio flac, uma grande lista de APNs, um menu de reboot, suporte a tethering via Wi-Fi, Bluetooth e USB.


Outro recurso muito interessante é o overclock, possibilitando aumentar o poder de processamento até mesmo de celulares menos potentes.



Apesar da ROM do tutorial ser baseada em CyanogenMod 9.1 , o pessoal do xda developers fez diversas melhorias  e adicionou features do Android 4.2. Destaques:


Painel de configurações rápidas baseado no do Android 4.2 codinome Jelly Bean, porém com algumas modificações;
Teclado do Android 4.2 codinome Jelly Bean com suporte ao swipe, previsão de palavras aprimorada entre outras novidades;
Animação de boot, Sons de notificações e animações do Android 4.2;
Fontes do Android 4.3 codinome Jelly Bean;
E ainda incluíram um MOD para deixar o relógio da barra de status centralizado.


O que mais me agradou na ROM foi a performance tanto para abrir aplicativos quanto rodar games. Consegui finalmente deixar o aparelho com o desempenho e velocidade que tinha Android Gingerbread com esta ROM e sem perder a compatibilidade do gamepad e touchpad.

A interface adotada foi toda baseada no Android puro do Google, não há nenhuma feature da Sony incluída na NexPlay, o desenvolvedor da ROM só adicionou a logo do +PlayStation na lockscreen e nada mais.

Abaixo você confere um vídeo com a resenha da ROM:

Instalação:

AVISO! EU NÃO SEREI RESPONSÁVEL POR NENHUM DANO NO SEU XPERIA PLAY. FAÇA O PROCEDIMENTO POR SUA CONTA E RISCO.

Requisitos:
Flashtool;
Bootloader desbloqueado (link do tutorial);

Flashtool


Para instalar o programa Flashtool será necessário primeiro ter o PC Comapanion e Java atualizado no seu desktop.

Vá em "configurações", depois "Aplicativos" e habilite no seu Xperia PLAY "Fontes desconhecidas". Agora acesse "Configurações", escolha agora "Aplicativos", depois "Desenvolvimento" e "Depuração USB".

Download e Instalação
- Instale o FlashTool 
-Não esqueça de instalar os Drivers  (normalmente os arquivos ficam hospedados em C:\Flashtool\drivers\)

No xda-developers foi recomendado usar uma ROM base firmware ".58 Enhanced". Eu usei a R800i 4.02.A.0.58 Enhanced. Confira abaixo o procedimento correto de instalação da firmware:

Copie arquivo ftf para a pasta Flashtool\firmwares\ (normalmente ele ficar em C:\);
Abra o Flashtool e click em Flash (ícone do raio);


Escolha o Flashmode e aperte OK;



Escolha o arquivo da firmware do tutorial (R800i_4.0.2.A.0.62_phoenixvendor.ftf)


Deixe da forma que está e click OK;
O Flashtool irá pedir para você entrar em flashmode no Xperia:

Desligue o aparelho, segure a tecla BACK e conecte-o no PC via USB, quando o processo de instalação começar você já pode soltar a tecla BACK;


Agora basta aguardar o final do processo;

Flashear o kernel 

Com o Flashtool aberto acesse o flash  (ícone de raio); 

Escolha a opção "fastboot mode" e clique em "Ok";


Conecte seu Android com o PC no modo boot. Para realizar o procedimento, será necessário  desligar o smartphone, manter  pressionado o botão de pesquisa ( Botão do lado direito ) e conectar o cabo USB no PC. O LED do seu Xperia deve ficar azul.

Agora escolha a opção "select Kernel to flash", encontre o arquivo do kernel do tutorial, então aguarde o procedimento ser finalizado.

Depois disso, desconecte o aparelho do USB e entre em modo recovery apertando a tecla voltar sem parar quando aparecer a logo na tela. Não esqueça de acessar as opções "wipe data/factory resety" e "wipe dalvik cache" antes de instalar os arquivos da ROM.

Arquivos para download:
Aplicativo Câmera Zoom
Minhas impressões sobre a ROM NexPlay no meu Xperia PLAY:

Pela primeira vez consegui uma ROM com Android 4.0 acima com o mesmo desempenho que eu tinha no Android 2.3.7, principalmente na hora de rodar games HD.

Testei os jogos FIFA 12, Sonic 4 tanto o episódio I quanto o II e também rodei o game Patapon do PSP usando o emulador PPSSPP, tudo com um desempenho bastante satisfátorio e com o gamepad funcionando em todos os jogos citados, coisa que no Android Jelly Bean não ocorria em vários jogos.

Mas o que mais surpreendeu positivamente na NexPlay foi a fluidez. Abrir aplicativos como o +Google+ , You Tube, Falcon Pro é muito rápido e com navegação sem aquelas travadinhas tão comum no Ice Cream Sandwich.

A bateria não tem tido a mesma duração de quando eu usava o Gingerbread, mas não está sendo drenada como foi minha experiência usando ROM CyanogenMod baseada no Android 4.1.2 codinome Jelly Bean. Considero satisfatório, pois consigo jogar mais de uma hora, assistir vídeos pelo You Tube, navegar bastante pelo browser, fico Wi Fi ativado o tempo todo e mesmo assim não tem me deixado na mão. Mas é sempre bom controlar o uso do 3G e GPS, pois não existe milagre. :-D

Veredito:
Considero a melhor ROM que eu já instalei no meu Xperia PLAY, apesar de perder algumas features da SONY, finalmente posso usar o Android acima do 4.0  sem nenhuma perda de desempenho. Só saio da NexPlay se aparecer algo bem melhor mesmo e que  não perca a compatibilidade do gamepad.

UPDATE!

Quem instalou a ROM já deve ter percebido que a câmera traseira não funciona para gravar vídeo, no resto está tudo ok. Porém é possível contornar essa falha instalando o Câmera Zoom, o aplicativo é gratuito na Google Play.  Valeu pela dica +Raniely Rebolo ;-)


Fonte: xda-developers


Nenhum comentário:

Postar um comentário